Uno, Kombi e outros veículos para a criatividade estratégica.

Essa semana, o mercado publicitário pegou carona em duas campanhas icônicas no share automobilístico. Adriane Galisteu vem estrelando a campanha do Fiat Fastback e Fernanda Torres mostra que, nestes 100 anos de Chevrolet no Brasil, a criatividade ainda está aqui.

Duas campanhas, duas mulheres e um cuidado estratégico das agências e anunciantes em extrair, dos momentos atuais, oportunidades de negócio. Engana-se quem acha que criatividade está apenas ligada ao lúdico e as artes. No contexto atual, sai na frente quem enxerga oportunidades naquilo que é dito, comentado, exposto. Feliz daquele que ficou de olho quando Galisteu comentou que seu primeiro presente havia sido um Uno e que ela o conservava até os dias atuais. Associar essa informação ao pouco tempo dado a ela na série Senna e mostrar o que se pode falar de um novo carro da Fiat em 1 minuto e meio no Tik Tok é uma estratégia de marketing sutil e bem posicionada. Camadas de leitura como as botas brancas, fazendo referência à Xuxa e a referência ao ex-namorado sem citar os nomes, mostra como a propaganda faz uso da criatividade de um jeito inteligente.

Assim como Fernanda Torres, no auge da sua exposição midiática, deu carona para a marca Chevrolet no Brasil ir mais longe nos icônicos 100 anos. Nesta propaganda, momentos históricos do país são associados aos veículos de cada época. O que podemos aprender sobre criatividade estratégica para nosso dia-a-dia no mercado?



1) REFERÊNCIAS NOS LEVAM MAIS LONGE: Existe a busca ativa pelas referências, que é quando vamos atrás de informações, de ideias, de conteúdos sobre determinado assunto. E existem aquelas referências que naturalmente vamos acumulando porque nos mantemos presentes, antenados. É fruto de nossas viagens, das nossas vivências, do conteúdo que consumimos e dos ambientes que frequentamos. Estamos alertas para o que acontece ao redor e sabemos como tirar proveito dessas ocasiões que se transformam em oportunidades.

2) TIMING: Não adianta ter uma boa ideia se você não souber vendê-la de forma persuasiva. Existe um tempo certo para que essas ideias alcancem o auge da sua performance. Se você não conseguir vender sua ideia rapidamente, produzi-la e comercializá-la no tempo certo, o que é sucesso hoje pode não ser amanhã. Por isso, persuasão é um dos suportes da criatividade.

3) A EMOÇÃO É O COMBUSTÍVEL DA CRIATIVIDADE: Campanhas que emocionam, que deixam memórias positivas são as mais interessantes sob a capacidade de criar memórias. Vendas são feitas, inclusive, sob o poder de emoções positivas. Nosso cérebro reptiliano pode até nos dar alertas de necessidade. Mas quando somos tomados pelas emoções, sentimos o impulso de nos conectarmos. Por isso, antes que o racional assuma o controle e avalie tudo profundamente, existe uma janela extremamente favorável, via sistema límbico, de nos tornarmos relevantes. Pense nisso ao escolher os elementos de sua campanha.


E por falar em emoções positivas… conte para mim se existe campanha mais significativa, mais bem feita do que este anúncio de despedida da Kombi, quando deixou de ser fabricada? Veja se ao ouvi-la falar, na persona de uma jovem senhora “bastante rodada” (como brinca o texto com um humor delicioso) se não dá um aperto no coração ao assistir esse vídeo de 2013?

Pelo visto… mulher no volante é sucesso constante. E acredite: quando a criatividade abre o caminho, a estrada do sucesso costuma ser muito mais longa.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress