Por que você precisa aprender sobre criatividade AGORA!

Dizem que, na internet, senso de urgência é o que vende. Mas não é por isso que eu criei um título assim. É porque criatividade salva vidas. E isso é no sentido literal.

A criatividade me foi muito útil na infância quando eu nem sabia que ela existia. Lembro-me de ir, com meus pais para a casa de outros adultos – aqueles programas bem chatos que crianças detestam e onde não havia outras crianças nem brinquedos.

Um tempo sem tablets, celulares e outros dispositivo. A eternidade do tempo… um tédio que se transformava em curiosidade. Explorava os quintais, descobria folhas, inventava personagens… brincava sozinha, coisa que os filhos únicos sabem fazer muito bem. Sem saber, havia esbarrado em um aspecto importante da criatividade como habilidade: a adaptação ao meio em que se vive. Dali a tê-la como habilidade para resolver problemas – simples ou complexos, foi um pulo. Ou o pulo do gato.

Você precisa aprender criatividade porque o mundo que te cerca, nem sempre, é favorável à exploração dos seus projetos, de suas metas de vida e quase sempre está conformado para embotar a sua curiosidade.

Temos meios rápidos, instantâneos – que vão do macarrão de copo às marcas criadas pelas I.A.s que resolvem todos os problemas e assuntos em um piscar de olhos. Se este mundo existe, é porque nossa consciência (ou talvez nosso inconsciente coletivo o criou). Mas existe um desejo também oculto e que é de todo, eu disse TODO ser humano que é o desejo de criar.

Dando cursos e palestras há mais de 20 anos, o conheço de longe! Conheço os olhos tímidos das pessoas que chegam com seus primeiros esboços e já me advertem “isso não está bom”. É… não está bom. Está ótimo! Independente do que tenha ali, você hackeou o sistema da automatização.

Você buscou em suas referências o que havia guardado e se entregou à exposição e ao erro. O resto é técnica, aprendizado, é vida nova, almofadas coloridas pela sala, novo senso de pertença à vida.

Não existe quem tenha se entregado verdadeiramente à criatividade que tenha se decepcionado. Pelo menos, eu não conheço.

É um caminho sem volta rumo ao desconhecido – e um desconhecido que instiga, que transforma, que te coloca de volta no jogo.

Você vai aprender coisas novas, com toda certeza. A criatividade é uma área do conhecimento, com teses de doutorado, mestrado, muita pesquisa envolvida. Faz interface com outras como a Superdotação e a Psicologia Positiva, por exemplo. Mas o mais gostoso de estudar criatividade é o relembrar-se.

Relembrar tudo o que está aí, guardado, esperando a hora de ser colocado em movimento novamente.

Sentiu o chamado? Comente aqui sobre qual é o papel da criatividade na sua vida.

Imagem: Free Pik

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress